quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Workshop

Adjunto Veloso e as turmas.
No dia 16 de Dezembro de 2010, realizamos o workshop em que arduamente trabalhamos durante o passado período para que tudo estivesse em ordem.
Na apresentação estiveram presentes as turmas 8ºA, 8ºC e 9ºA, não estando presentes as turmas 8ºD e 9ºB por quebras na comunicação e transmissão de informações.
No geral achamos que conseguimos, com a ajuda do Bombeiro Voluntario da Póvoa de Lanhoso, adjunto Veloso, transmitir a nossa mensagem, informar quem nos assistiu do perigo que corre e das atitudes a tomar em caso de emergência.
Uma das questões que se levantou no final da apresentação foi se era necessário falar de sismos se não nos encontramos numa zona de risco.
A nossa resposta é clara, apesar de a nossa actual localização não ser uma zona de risco, não sabemos o dia amanhã. Primeiro a probabilidade da ocorrência de um sismo nesta zona é reduzida mas não nula, e em segundo lugar não nos podemos esquecer que um dia podemos nos encontrar em outra zona do país ou mesmo do mundo mais propícia a ocorrência destes fenómenos. Por exemplo, muitas das pessoas que se encontravam na praia aquando do terramoto da Indonésia não era nativos, mas sim turistas.
Não só como alunos empenhados no trabalho a desenvolver, mas também como cidadãos, achamos que é nosso dever transmitir alguns alertas do adjunto Veloso. Certos aspectos como ter um plano de emergência das nossas casas, por exemplo saídas a utilizar e ponto de encontro que foram previamente combinados com os restantes residentes do edifício, ajudam-nos a abandonar rapidamente as zonas de risco e mais facilmente confirmar a saída dos nossos companheiros. Para além do plano existe também a necessidade de ter um pequeno extintor em casa, pois este será muito eficaz em pequenos incêndios.
Algo constatado durante o Workshop, foi que ninguém presente possuía o número dos bombeiros, nem de qualquer outra unidade. É claro que em caso de emergência podemos ligar o número 112, que a central acabará por reencaminhar a chamada para que a unidade mais próxima possa responder ao nosso pedido. Mas devido a chamadas falsas muitas vezes as centrais ficam congestionadas.
Assim para mais rápido atendimento aconselhamos que os habitantes da Póvoa de Lanhoso tenham sempre consigo os seguintes números:
Nº dos Bombeiros:
253 639 240
Nº GNR:
253 631 262
Nº Protecção civil:
253 639 700
A todos os outros instigamos que procurem saber os números das unidades acima mencionadas da vossa região.


Sem comentários:

Enviar um comentário